DESEJOS VESPERTINOS

No fim de uma certa manhã, na qual Jonas já tinha cumprido com suas obrigações profissionais, resolveu aproveitar o fato de estar em São Cristóvão. E se dirigiu até a Quinta da Boa Vista. Um lugar já não visitado há muito tempo. Adentrou os portões do parque, subiu a primeira rua e foi observando que tantas outras pessoas tiveram o mesmo pensamento dele. Mesmo sendo um dia de semana, várias pessoas estavam aproveitando a oportunidade para desfrutarem e relaxarem com os familiares. E Jonas também só queria espairecer e respirar um ar diferente.

Foi observando qual lugar seria melhor para dar uma parada. Escolheu um determinado banco próximo do Museu. Sentou e retirou de dentro de sua mochila um livro pego emprestado com sua amiga e colega de trabalho Fernanda. Como já fazia três dias a estar com ele e ainda não tinha principiado a leitura, decidiu aproveitar o momento como uma ocasião adequada para tal. Folheando as primeiras páginas, percebeu aos poucos a proposta imediata de seus autores. Observar e refletir acerca dos relacionamentos infindáveis entre homens e mulheres. O livro era escrito por duas pesquisadoras. Mas para Jonas era importante ler um livro dessa natureza, só se fosse de autor nacional. Não se pode concordar com tudo a ser falado pelos americanos ou europeus sobre relações amorosas. Pois os brasileiros possuem uma maneira típica e única de desfrutarem das relações, como nenhum outro povo. E não é preciso ficar se espelhando em conclusões tiradas por autores estrangeiros vivenciando realidades diferentes do povo brasileiro.

Mergulhado na leitura, de vez em quando Jonas levantava a cabeça para reparar o ambiente ao redor e ia notando haver algumas mulheres bem simpáticas ao redor. Muitas acompanhadas de seus companheiros, outras acompanhadas de seus filhos ou em grupos de duas ou três amigas. Em determinado momento, ele percebeu ao longe a caminhada de uma morena andando rente ao meio-fio e certamente passaria em frente a ele. Os olhos cor de amêndoa já se faziam perceber mesmo daquela distância. E de onde Jonas estava, pôde observar a menina segurando um livro nas mãos. Quando ela vinha chegando perto, Jonas foi intensificando o olhar em direção aos belos olhos da moça. No momento no qual ela passou em frente a ele, percebeu ela direcionando o olhar para ele por uma breve fração de tempo. Foi o suficiente para Jonas se sentir inspirado para mais uma abordagem e ter visto a capa do livro nas mãos dela.

Começa a pensar nas mil e uma maneiras de se aproximar. Sabe ser muito importante dominar os conceitos referentes a atração. Se um homem vê uma mulher atraente e sente desejo, podendo reparar naquele momento que ela esteja sozinha, ou seja solteira, ele tem de saber chegar e tentar seduzir essa mulher desejada.

De acordo com observações anteriores que pôde fazer, as mulheres são profundamente emotivas e costumam estar sempre prestando atenção no comportamento do homem. Tendo consciência desse pormenor, Jonas sempre procura aprimorar diversas qualidades para conseguir interagir com um maior número de mulheres. Dentre uma dessas qualidades, é saber estar sempre bem arrumado, pois sabe ser importante causar uma primeira ótima impressão nos primeiros momentos da abordagem. Ao mesmo tempo, sabendo passar uma aparência de vencedor. Pois as mulheres não tem como virem a se sentirem atraídas por um homem que nem sequer se arruma direito em ocasião nenhuma. E também deve andar de cabeça erguida e com uma postura corporal condizente com aquilo que deve transmitir.

Começou a pensar no que poderia dizer para aquela linda morena. Se for chegar elogiando a beleza dos olhos, certamente vai estar repetindo o que ela já sabe e já deve estar até cansada de ouvir. E Jonas não vai querer parecer ser apenas um mero bajulador. Sair largando uma cantada batida pode cair no ridículo de ser interpretado pela menina como sendo apenas mais um. É mais fácil chegar falando de assuntos normais. E tanto nesta interação como em tantas outras, não há nenhum amigo a apresentar a gata. Tem de se valer do seu próprio esforço e habilidade para se dar bem. No mais, tem noção de,deve relaxar e agir de maneira equilibrada, sem se deixar abater por uma possível rejeição.

Em frações de segundos, sua mente é invadida por vários pensamentos concernentes a abordagem. Mas no momento seguinte ele logo se levanta e passa a caminhar em direção a menina. Pois sabe ser importante se colocar em ação no exato instante no qual sente atração pela gata, porque se for ficar focalizando o que pode dar errado, acaba travando. Então ele se dirige até ela, já se encontrando em um banco começando a ler o seu livro. Aliás, Jonas já se acostumou a essa sensação de ter o coração batendo mais forte, interpretando como uma espécie de adrenalina. Aproveitando essa emoção como o elixir da vida. Ademais, se ficar só olhando vendo a gata correspondendo e não chegar junto, causa má impressão.

Jonas foi chegando perto dela e manteve fixo na mente o nome do livro ao qual ela tinha nas mãos. Quando ela passou em frente a ele, pôde ter tempo de reparar no título em questão: “Os mais lindos lugares do Rio”. Poderia fazer dessa informação um objeto de paquera ao qual daria início a uma abordagem com chances de sucesso. Foi chegando perto :

_________ Com licença, não pude deixar de observar, o título desse livro é bastante interessante. Onde foi mesmo que você adquiriu?
_________ Numa banca de jornal perto de casa.
_________ Legal... Mas certamente este aqui onde nós estamos já é um dos lugares mais bonitos do Rio. Me desculpe, eu não me apresentei, meu nome é Jonas. Será que eu posso trocar algumas idéias com você referente a esse assunto?
_________ Tudo bem.
_________ E você, como se chama?
_________ Meu nome é Bianca.

Jonas foi percebendo a natureza da menina. Parecia uma pessoa tranqüila e já estava identificando o sotaque dela como sendo de origem nordestina. A julgar pelo conteúdo do livro em mãos, é provável dela não ter profundo conhecimento da cidade. Mas o importante neste momento, além da sondagem sutil, primordial era continuar mantendo profundo contato nos olhos para já aos poucos exercer uma leve influência positiva.

_________ Esta cidade é cheia de atrativos importantes. Pelo seu sotaque eu percebo ser você natural de outra cidade.
_________ Recife.
_________ Legal, e o que você está achando do Rio?
_________ Até agora eu estou gostando, mas ainda não conheço o Rio de Janeiro todo.
_________ Nem precisa ter pressa pra isso. Eu que nasci aqui ainda não conheço todas as partes.
_________ E você passeia por muitos lugares?___ começou a se interessar a menina.
_________ Mais ou menos, as vezes por conta de trabalho, as vezes por motivo de lazer. Você estaria interessada num cicerone?
_________ Num o quê?
_________ Numa pessoa que leve você pra conhecer alguns lugares. Você já fez algumas amizades aqui no Rio?
_________ Sim, mas por enquanto são poucas amizades.
_________ É, mas se você quiser pode estar adquirindo um novo em potencial.
________ Bom, já que você é daqui, eu vou aproveitar pra perguntar porque as praias do Rio são tão faladas e quando a gente chega aqui existem algumas impróprias para o banho?
_________ Bem, pelo que me lembro, Flamengo, Botafogo,Urca e Glória são banhadas pela orla da Baía de Guanabara. Por isso elas são tão poluídas e não se pode mergulhar, apenas aproveitar a beleza das paisagens ou esportes nas areias.
_________ E a de Copacabana?
_________ É conhecida como”Princesinha do Mar”, tem pessoas de todas as regiões e abriga um dos pontos mais concorridos nas festas de final de ano. Essas são as praias da Zona Sul. Mas tem também as praias da Zona Oeste, como Prainha e Grumari.
________ E o que elas tem de especial?
________ O que você definiria como sendo mais importante ou especial?
________ Um tipo de lugar onde você possa aproveitar várias coisas ao mesmo tempo.
________ Bom, a praia de Grumari é área de reserva natural. Alguns filmes nacionais e estrangeiros foram filmados lá. É sem dúvida um lugar muito bonito e o banho de mar é permitido, pois é um dos lugares preferidos dos surfistas. Enquanto a Prainha é cercada de apenas dois morros e a Mata Atlântica nas costas. E não possui nenhuma construção em volta.

Com o decorrer do diálogo, Jonas foi procurando fazer perguntas. Daquelas do tipo a exigir as respostas não monossilábicas. Para a conversação fluir com naturalidade e espontaneidade de modo natural. Na medida na qual se aprofundava no conhecimento de Bianca, procurava atribuir valor sincero as qualidades demonstradas pela pessoa a ser conhecida naquele momento. Prestando muita atenção as palavras pronunciadas por ela. E evitando os assuntos polêmicos, para não causar uma ligação ruim com a mulher. Conversando assuntos descontraídos para a mulher ter como referência da sua lembrança um momento de prazer ou ausência da dor. Pois não adianta ficar reclamando da vida o tempo inteiro. Se o homem for freqüente com esse tipo de abordagem de palavra, vai passar a impressão de que não possui nenhum controle sobre sua vida.

Com o decorrer de quarenta minutos conversando, ao final Jonas lhe pediu um número de contato para depois continuarem trocando outras idéias e informações. Três dias depois, Jonas lhe ligou marcando um encontro em Madureira. Em frente ao shopping ele ficou esperando por ela durante quinze minutos, quando finalmente ela apareceu. Desenrolando mais e mais argumentos, Jonas foi aos poucos seduzindo pela palavra aquela linda morena de olhos reluzentes.

Ao final de mais duas semanas, conseguiu levá-la a um motel satisfazendo seus anseios e proporcionando a Bianca novas descobertas na Cidade Maravilhosa. Sendo grato a vida por encontrar mulheres bem resolvidas e maduras que, mesmo sabendo o que está acontecendo, tem o tato e a decência de fingirem não saber.